Meninos: o perigo escondido nos calções de banho

FB_IMG_1466365308883

Hoje vi (aqui) um post que me relembrou um assunto que é muito importante mas sobre o qual pouco se fala: o perigo dos calções de banho de menino com rede interior.

O Duarte tinha uns – os da foto – que eu adorava, usou-os no verão dos seus 2 anos e no verão dos seus 3 anos.

A verdade é que quase sempre, à chegada da praia ou da piscina o Duarte queixava-se na altura de tirar os calções, e a pilinha tinha sempre um aspecto macerado, mas eu punha as “culpas” no sal do mar ou no cloro da piscina, NUNCA me passou pela cabeça que o problema viesse mesmo dos calções de banho!

Num dia de verão em que estava a trabalhar na urgência pediatrica recebi um menino de cerca de 6 anos que nem sequer conseguia andar. O problema dele: a pilinha estava “colada” na rede dos calções, e um dos testiculos tinha passado a rede e estava completamente “garrotado” dentro do buraquinho minúsculo da rede.
Desengane-se quem acha que é coisa fácil de resolver: não é! Dói que se farta e não se consegue simplesmente chegar ali e cortar – ou então as mães não precisavam levar as crianças à urgência!

Não faço ideia do mecanismo pelo qual isto acontece, mas na maior parte das vezes as crianças não se apercebem de nada até ao momento em que têm de tirar os calções. Tive a sorte de no caso do Duarte nunca ter passado de um desconforto.

Por isso, deixo aqui a chamada de atenção para as mães e pais de meninos: caso tenham calções de rede vistam umas cuecas por baixo do calção para evitar este tipo de complicações.

Bom verão e bons mergulhos 😉
Assim vai a vida… aos olhos de uma enfermeira!

Anúncios

12 thoughts on “Meninos: o perigo escondido nos calções de banho

  1. Ana Vilas-Boas diz:

    Catia, isto nunca tinha lido ou ouvido falar. Achei o caso de alerta muito interessante mas ficou a faltar um aprofundamento do porquê que isto acontece, e que medidas os pais devem ter para possivelmente evitar situações destas. Porque enfim, não acontece a todos, senão as emergências estavam cheias destes casos e hoje já não se faziam calções com a cueca de rede. Então porquê q acontece a uns e não a todos???
    Eu sei que disse que desconhecia o mecanismo porque isto acontecia, como também eu, mas penso que podemos levantar algumas sugestões de causa e desta forma alertar os pais para terem mais cuidado com certos detalhes.
    Será por causa do material da rede em si de alguns calções? Será porque a cueca de rede estava apertada demais? Será por alguma questão higiénica? Será por conta de demasiado sal grudado na cueca de rede? Será porque os pais não lavam os calções em casa com agua limpa para remover o sal depois de um dia de praia?
    Será por uma destas causas ou pela combinação delas?
    ?????????
    Enfim, eu presumo que se calhar é por causa do tipo de material de algumas destas cuecas de rede. Talvez tenham demasiada fibra para que sequem rápido mas se calhar é material que não se dá assim tão bem com a acumulação do sal.
    Mas também penso que pode bem ser por uma destas razões ou combinação disto tudo:
    1. A cueca de rede estava mto apertada. As crianças estão sempre a crescer, e de um ano para o outro, cresceram o suficiente para terem direito a uns calções de número acima, mas muitos pais, por motivos financeiros, enfiam as crianças nos mesmos calções do ano anterior. O calção em si pode até não estar mau, mas a cueca está quase de certeza apertada. Claro que a maioria das crianças não se apercebe, logo não se queixa, e assim vai para a praia mais um ano com os calções do ano anterior de cueca já apertada.
    2. Os calções nunca são lavados com agua limpa em casa depois da praia.
    Penso que não será o caso da maioria, mas haverá quem ache que não vale a pena lavar porque no dia seguinte vai-se de novo para a praia. Só que de facto é importante passar a roupa da praia por agua limpa sempre para evitar exactamente a acumulação de sal nela, que a estraga e se torna desconfortável. Mas se os calções não forem lavados, logicamente o sal vai acumulando.
    Se combinarmos todas estas causas é bem possível que esse seja o motivo pelo qual isto aconteçe.

    Então como podem os pais evitar que algo assim aconteça aos seus filhos?

    1. Tenham a certeza q a cueca de rede dos calções dos filhos não está demasiado apertada. De preferência, arranjem um calção de número acima para cada Verão enquanto a criança está em crescimento.
    2. Lavem sempre os calções depois da praia com água limpa.
    3. E se alguma vez notarem que a criança queixou-se de dor ao tirar os calções, ou que a pele da pilinha e testículos apresenta-se estranha, não lhes voltem a pôr esses calções , e imediatamente contactem a empresa da marca dos calções e deixem-lhes uma queixa sobre a situação. Isto é muito importante, porque só havendo queixas eles podem perceber que algo está errado e alterar as coisas.

    Tenho um filho de 10 anos que tem usado sempre calções com cueca de rede e nunca notei nada disto, mas dou-lhe uns calções de número acima todos os anos e sempre lhe lavo toda a roupa de praia após um dia de praia.

    Gostar

    • Catia Godinho diz:

      Ana obrigada pelo seu comentario! De facto não sei o que poderá ser que causa este tipo de acidentes, no meu caso sempre comprei calções grandes – o Duarte fez dois anos com os mesmos porque quando lhos comprei eram bem grandinhos, e no verão seguinte estavam na medida certa… mas tanto num ano como no outro lembro-me de apresentar este desconforto por isso não tera a ver com o tamanho.. também os lavo sempre no banho, ok não faço uma lavagem na maquina mas tiro o excedente de sal, por isso também não seria por aí… poderá ter a ver com o material de facto estes acho que comprei na decathlon ou na sportzone mas do material ja não me lembro… vou tentar investigar e perceber o que poderá levar isto a acontecer… tal como diz não acontece com todos,e felizmente que por aqui se ficou pelo desconforto, mas pelo sim pelo não agora so lhes compro calção de lycra 😛
      Assim que souber mais detalhes venho ca contar 😉

      Gostar

    • Karim Farah diz:

      Existem cuecas de banho ou seja os chamados slips são para colocar debaixo desse tipo de calção, são feitos num material de secagem rápida para proporcionar um maior conforto, não só no caso das crianças mas nós homens também, não deve ser utilizada a cueca ou os boxers que usam para o dia a dia, primeiro porque o material não é o indicado é vai levar imenso tempo a secar e segundo vai se danificar muito mais rápido porque a nossa roupa íntima não está preparada para resistir ao sal, ao cloro. Pode encontrar este artigo em qualquer loja Calzedonia começa nos 2 anos e só termina no tamanho de adulto.

      Gostar

    • Tânia canhão diz:

      Tenho um filho e também se queixa de desconforto com esses calçoes, mas mais na praia, acho que o sal do mar e a areia arranham e provocam essa sensação de desconforto.
      Problema resolvido, retira—se a rede dos calções.

      Gostar

  2. Ana Fonseca diz:

    Eu normalmente corto a parte da rede rentinho à costura dos calções e ponho uma cueca de algodão e o problema fica resolvido! Um truque muito simples e eficaz.

    Gostar

  3. Catarina Maria S A Raimundo diz:

    Tenho um rapazote, com 14 anos, penso que sempre e ainda hoje usa calções com rede, sente-se mais resguardado e composto. Nunca aconteceu nada semelhante. Há, no entanto, uma particularidade, nunca quer calções molhados, assim que chega do mar, muda, secam, mar de novo, troca, secam. Ou seja, até secam com sal, pois não levo um grande stock de calções. Ele não gosta da dita rede molhada, dizia que colava e assava…estará aí a questão? Ficar a brincar e sentado na areia com os calções molhados? Também não vamos experimentar, corta-se a rede e pronto, as cuecas/boxers de algodão demoram a secar.

    Gostar

    • Catia Godinho diz:

      Acho que faz sentido o que diz! Pode ser o facto de estar molhada que faz magoar… tambem ja não corro riscos há muito tempo… ele agora usa os de lycra 🙂

      Gostar

  4. Patrícia Marques diz:

    Mas por acaso cabe na cabeça d alguém vestir uns calções destes a um menino sem uns slips d banho p baixo?!! É logico q DEVE SER COMPLETAMENTE DECONFORTAVEL o contato d uma rede sintética com a pele super sensível d uma criança tão pequena. Agora acrescenta-lhe mais a areia e a salitra do mar a “roçar” na pele por horas…..inconcebível. Eu tenho um menino de 4 anos e sempre lhe comprei desde a iniciação d período balnear no jardim escola slips d licra macia. Nunca na vida optaria p outra coisa.

    Gostar

  5. isabel caria diz:

    Aconteceu com o meu pimpolho devia ter uns 7 anos kuando foi p lhe tirar os calções tinha a ponta da pilinha enfiada na rede foi um sufouco uma aflição teve k ir ao hospital e ao bloco p lhe conseguirem cortar a rede a volta da pilinha pk ja estava super inchada nem kero lembrar. Agora corto sempre a rede dos calçoes

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s