Organizando(me)

Três filhos, um marido, um gato, duas tartarugas, uma casa, um trabalho, um hobby, um blog.

Se tivesse que resumir a minha vida de uma forma muito simplista, seria assim.

Posso dizer que uma das perguntas que ouço com alguma frequência é “como é que consegues?” Por norma a resposta é um encolher de ombros e um sorriso.

A verdade é que eu também não sei. Uma das minhas grandes questões existenciais é “como é que alguem que nasceu sem o minimo sentido de organização consegue fazer tanta coisa?” Costumo dizer que a organização foi aquele item que a cegonha perdeu pelo caminho quando me foi entregar… (e se duvidas restarem perguntem à minha mãe como é que eu organizava o meu quarto em criança, e depois em adolescente!)

Na realidade tenho uma grande tendencia a dispersar-me quer nas minhas acções quer nos meus pensamentos, e embora não pare o dia todo chego muitas vezes ao final do dia com a sensação de que não fiz nem metade do que gostaria de ter feito…

Em relação a isto, uma das frases que ouvi que mais me marcou nos ultimos tempos foi de uma colega de trabalho, mãe de quatro, que me disse que a partir do 3° filho deviamos gerir a casa/familia como se de uma micro-empresa se tratasse.

Então, resolvi começar a contrariar este meu modo de ser -desorganizada e do “logo se vê”. Para isso, oganização, planificação e disciplina são palavras que treinei muito em frente ao espelho nos ultimos tempos!

E hoje apresento-vos o meu primeiro projecto nesse sentido: o meu “Control Center”! Já está feito ha alguns meses, mas só agora comecei disciplinadamente e obedientemente usá-lo de verdade!

 

PicsArt_1452722699355

 

A sua construção não foi dificil, algumas horas no pinterest, muitas ideias, perceber o que era importante para mim no MEU “Control Center” e depois foi tentar conjugar o lado prático com o lado decorativo! Fiquei satisfeita com o resultado, e ter a informação toda reunida tem-se revelado muito útil!

O meu “Control Center” tem:
– um calendario com um espaço para cada um onde escrevemos horarios, consultas, datas importantes, etc.
– um quadro onde todos os domingos escrevo os menus da semana

PicsArt_1452723836751

– um quadro com todos os horarios das actividades dos muidos (escola, jardim-escola, futebol, ginastica etc)

– um quadro com a programação das actividades diárias, uma folha para cada dia da semana onde tem já pré-registado todos os horarios das actividades fixas, e espaços em branco para o resto. Nessa folha também esta espaço para notas, coisas importantes e marcações (consultas e afins) para esse dia. Ao lado está uma folha com as tarefas de limpeza a fazer durante a semana.
– um quadro com as tarefas de cada um dos miudos, para irem anotando à medida que vão fazendo cada coisa. Não há castigos se não fizerem nem recompensas se fizerem, é simplesmente para poderem também eles controlar e organizar as suas tarefas.

 

PicsArt_1452723434512

– um pequeno quadro para mensagens

– uma parte para colocar coisas a pagar e correio importante/a ser triado e/ou coisas a fazer.

 

PicsArt_1452724770049

 

PicsArt_1452722890447

Espero ter dado boas ideias a outras mães para quem, como eu, a cegonha devia ter sido mais generosa na virtude da “organização”!
No próximo post sobre o tema vou falar-vos do método de organização que comecei a seguir no inicio do mês e que em pouco tempo permitiu que consiga ter sempre a casa em ordem e a roupa em dia! Começo agora a entrar no sistema de limpeza da casa com este método, que também me parece bastante prático! Mas isso, é para o proximo post!

E assim vai a vida, aos olhos de uma mãe 🙂

Anúncios

6 thoughts on “Organizando(me)

  1. Adelaide Castanheira diz:

    😀 Muito bem! Em criança quando te mandava arrumar o quarto,eras rapida…eu olhava para o sitio dos brinquedos e estava vazio,era mais façil meter tudo debaixo da cama 😀

    Gostar

      • vera diz:

        O trabalho anda me a consumir muito….depois chego a casa mais trabalho….parece k não paro um minuto.vida de pobre mas feliz.

        Gostar

      • Catia Godinho diz:

        No proximo post vou dar umas dicas que me têm ajudado imenso nesse aspecto! Tenho conseguido sem muito esforço ter sempre a casa arrumada e a roupa em dia e isso tem sido precioso!! 😉

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s